rio sarapuí curva solidão

Vanda Val

Ela nem sabia que eu existia. Sequer me olhava, mas nunca me importei com isso.

Todas as vezes em que ela passava, minha cabeça entrava em transe e meus pensamentos ficavam prisioneiros daquele instante. Sua figura causava um redemoinho em meus sentimentos.

Ela se chamava Vanda Valquíria e, devido a sintetização para um linguajar mais sucinto, as pessoas a chamavam de Vanda Val e, em meu desalento, passei a apelidá-la intimamente, só pra mim, de ‘Vendaval’, porque era isso que ela causava em mim.

Quando eu soube da notícia, logo após aquela tempestade de ventos, raios e granizos, me recusava a acreditar que ela havia sido levada pelas águas turvas e poluídas do rio Sarapuí. Logo esse rio que, antes do crescimento desastroso de toda a Baixada Fluminense, ainda tinha suas águas límpidas, onde outrora cheguei a mergulhar em companhia de outros meninos em busca de lúdicos prazeres. Esse mesmo rio que agora me roubou de forma egoísta e aproveitando-se da tempestade, acabou levando minha Vanda…

Hoje toda vez que chove e venta muito, e os clarões dos raios iluminam o Sarapuí, fico tentando encontrá-la naquelas correntezas, para lhe dizer que eu a amava demais às escondidas e reclamo ao rio a sua presença.

O rio foi mais forte que eu. Teve a coragem de levá-la em seus braços e meu mundo agora é só um vendaval de tristes lembranças.