Atendimento telefônico

Cerribu Lacifitira

Cerribu entra em casa às 22 horas, cansado, triste, com muita fome por ter passado mais um dia atrás de emprego. LACIFITIRA sua esposa pergunta:
– Dia difícil?

Cerribu só balança a cabeça com um gesto de afirmação, com a voz embargada resolve falar sobre a situação:
– Não sei mais o que eu faço. Já são quase um ano que não consigo nada para fazer.

Lacifitira, já acostumada com a situação, tenta fazer com que Cerribu se acalme:
– É o que acontece, vamos jantar depois assistimos um pouco de TV.

E assim foi feito. À frente da TV começa a procura por um canal de entretenimento, o que é muito difícil hoje em dia. Muito mais fácil encontrar canais que mostram filmes robotizados ou filmes como Matrix, que são especializados em dizimar a espécie humana.

Entre sussurros e o reclamações, Cerribu lembra de uma conta inativa que foi cancelada com um débito a receber. A euforia contagia Cerribu e Lacifitira, e neste momento que começa a peregrinação em busca do valor que os mesmos têm direito. Passar dias e noites à procura por um emprego já não se faz necessário, na certeza de que a grana está próxima ambos se sentem felizes com a possibilidade de receber a quantia que lhes cabiam. Aí Cerribu começa a procurar seus direitos, e quando o mesmo vai a uma agência bancária e procura o gerente, e lá esta seu dificultoso (gerente de agência):
-Pois não seu Cerribu em que posso te ajudar?
– Estou com um dinheiro na conta como posso fazer esse resgate? – Explica Cerribu, muito confiante. Dificultoso, com muita educação, lhe passou um número de telefone 0800.
– Muito obrigado, senhor Dificultoso. Disse Cerribu, feliz da vida.

Ao chegar em casa, lá estava a Lacifitira. Mesa posta, comida de primeira, velas de cheiro e uma boa garrafa de vinho, Cerribu levou um susto com a cena e perguntou:
– Como conseguiu dinheiro pra fazer esse jantar?
– Eu peguei por conta da grana que vamos receber.
– Tá bom, tá bom. Amanhã bem cedo vamos ligar para o banco já tem o número da pessoa com quem iremos falar.

E assim foi feito. Sentados na sala, com o celular na mão, começa a corrida frenética para receber o que lhe é de direito.

Trim, trim, trim…

Uma voz eletrônica do outro lado responde:
– Tecle 1: se for cliente, 2: se quer ser, 3: se quer encerrar a conta ou 4: para outros assuntos…

Sem ter uma opção que lhe fosse satisfatória, Cerribu opta pelo opção número 4, outros assuntos. Para sua surpresa, aquela voz irritante mais uma vez se fez presente. Cerribu, já sem paciência, consulta seu CPF e lá está R$ 4.100,00, que naquela altura seria como um prêmio de loteria. Ele só pensava como pôr a mão na grana e ainda pagar aquele jantar que ficou pendurado por sua companheira, e lá se foram 18 minutos pendurada naquele celular.

Mais uma vez aquela voz:
– Opção 1: falar de poupança, 2: sobre conta corrente, 3: encerramento de conta ou 4: outros assuntos.

Cerribu desliga o celular, pois nenhuma opção lhe era satisfatória. Muito incomodado com a situação, Lacifitira resolve ligar para o amigo senhor Esperança, que por muitos anos trabalhou com serviços burocráticos (bancários). E o senhor Esperança fala para Cerribu:
– Por que você não vai na agência bancária em que se encontra o resíduo de sua conta?

Cerribu e Lacifitira, eufóricos concordaram plenamente:
-Mas essa conta está encerrada há mais de cinco anos e a agência fica em São Gonçalo. Não tenho nem dinheiro para passagem.

Mas o senhor Esperança fez honrar seu nome, puxou do bolso R$ 50,00, entregou a Cerribu e Lacifitira. Na manhã seguinte lá estavam na agência bancária chegaram cedo mas tinha pelo menos umas cem pessoas na sua frente. Às 15h15 chegaram no guichê de atendimento.
– Quero falar com gerente – diz Cerribu com a voz trêmula e sem muita confiança. E lá vem o senhor Salvador:
– Pois não, qual o seu problema? – Cerribu fala por 45 minutos até o término do expediente.
Senhor Salvador, o gerente, fala:
– Seu CPF, senhor Cerribu?
– 999.000.999.88.

Senhor Salvador vai ao caixa e pede:
– Atendente, digita esse CPF, por favor? Senhor Salvador pega um papel que saíra da impressora e fala:
– Assina aqui, senhor Cerribu. Logo o caixa lhe entrega R$ 4.100,00.

Cerribu não entendeu tamanha rapidez da liberação do dinheiro, pois passou 45 minutos contando o seu problema que foi resolvido em 3 minutos. O senhor Salvador explicou:
– Esse dinheiro está aqui a de doze meses, Era só ter trago seu CPF que pagaríamos ao senhor. A evolução da IA é falha, pode ser tornar em Cerribu Lacifitira.