arara azul

Era uma vez

Era uma vez uma arara azul que, após cair do ninho, foi socorrida por uma família de macacos. O macaquinho caçula cuidou do pobre pássaro com todo amor e carinho, até que um dia, ao acordar, não viu mais o seu amiguinho. Muito triste, foi se queixar com sua mamãe, que logo falou:
– Filhote querido, não fique triste. Se o pássaro se curou, você fez muito bem a ele. Se voltar é porque, além de grato, te tem apreço e amizade.

Com os olhinhos marejados, o bichinho saiu mais conformado. Alguns dias se passaram quando, de repente, sentiu algo tocar seu pequeno ombro e, para sua surpresa, era o seu amigo mais crescido e totalmente recuperado, se exibindo voando, cantando muito feliz e agradecido. Achando ser membro da sua família, ficou por ali. Até que um dia foi despertado por um grupo de pássaros iguais, fazendo o maior alvoroço, o chamando para perto. O jovem pássaro sentiu uma felicidade tão grande que não pensou e seguiu com eles para o coração da floresta por vários dias, até sentir uma tristeza misturada com saudade do seu amigo, o fazendo voar alto em busca de pistas. Exausto, parou para se refrescar nas águas do rio quando viu sua imagem refletida junto com a de seu amiguinho que, sorrindo, o abraçou e se prometeram jamais se separarem de novo.